Home

Flores da semana

Cultivo Oncidium PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 03 de Outubro de 2012 20:22

Orientações básicas para cultivo : Oncidium

É um gênero de grande diversidade do Novo Mundo  e com grande diversidade de habitats.

Os Oncidiuns podem ser encontrados desde ao nível do mar nos trópicos até a altitudes elevadas dos Andes. O que deixa difícil definir uma forma de cultivo generalizada.

Luminosidade :  Pode variar desde brilhante próximo da insolação direta dependendo da espécie. Mas a maioria permanece sadia com 1 a 3 horas de sol por dia. Geralmente Oncidiuns  de folhas mais grossas, do tipo “orelhas de mula” e “equitantes”, podem receber mais luz.

Temperatura:  Este grupo enquadra-se em plantas de temperatura intermediária a quente : 13º a 15ºC durante a noite  e 27º a 29º C durante o dia. Temperaturas até 35º a 38º C são toleradas se a umidade do ambiente e a aeração forem aumentadas.

Rega: Varia de acordo como tipo da planta. Geralmente plantas com raízes grandes e flexíveis ou folhas grandes  necessitam de regas menos frequentes do que plantas com folhas finas ou plantas de raízes pequenas. As regas devem ser feitas quando o substrato estiver seco. Isto significa que a rega deve ser feita de 2 a 10 dias dependendo do clima, tamanho e material do vaso, do substrato e do tipo de orquídea. Plantas em repouso devem receber menos água, muitas plantas espécies tem o período de repouso no inverno. 

Umidade: Deve ser mantida entre 30% e 60%. Muitos oncidiuns requerem menos umidade que outras orquídeas. Em casa colocar as plantas sobre uma bandeja com brita úmida é o ideal.

Adubação: Adubar regularmente enquanto as plantas estiverem em atividade de desenvolvimento. Aplicar adubo  na formulação 30-10-10, duas vezes por mês para plantas em substrato e 20-20-20 para plantas em placas.

Replantio: Devem ser feitas quando os novos brotos estiverem na metade do crescimento, isto, usualmente, significa na primavera. O substrato de granulação  fina em caso de casca de pinus é utilizado para plantas com raízes finas e granulação média para  as demais.  A planta deve ficar  traseira encostada na parede do vaso, para  permitir que os novos brotos se desenvolvam ocupando toda a superfície do vaso, acomode as raízes dentro do vaso e preencha o espaço vazio com o substrato fixando bem a planta.Mantenha a umidade bem alta e o substrato seco até que novas raízes comecem a surgir. Oncidiuns equitantes e orelhas de mula, e outras de folhas flexíveis ou plantas com raízes grandes podem ser fixadas em cascas de tronco ou  placas de xaxim.

 

Última atualização em Qua, 02 de Janeiro de 2013 15:47
 
 

Orquidário virtual

Natural Híbridos Micro espécies Terrestres

Todos os Produtos


Pesquisa Avançada





Perdeu a senha?
Esqueceu o seu nome de usuário?

Mostrar Cesto
O seu Cesto encontra-se vazio no momento.