Home Como cuidar Cattleya

Flores da semana

Orientações básicas para  cultivo :   Cattleya

As Cattleyas são as orquídeas mais populares,  originários da  América do Sul. Seu cultivo é usado frequentemente como referência para outros tipos de orquídeas. Cattleya e os seus híbridos possuem muitas cores, formatos e tamanhos diferentes e o cultivo varia ligeiramente entre eles.

São normalmente epífitas, possuem pseudobulbos que servem para armazenar água e nutrientes, raízes carnudas cobertas de velamen que absorvem água.

Luz : é o mais importante fator para o desenvolvimento e floração. Luminosidade intensa devem ser dadas às plantas sem a insolação direta do meio dia.  Recomenda-se 6 horas de incidência solar indireta.

Temperatura :  Recomendada  durante o dia de 21ºC a 29ºC e à noite de  13ºC a 16 ºC. Temperaturas mais altas, até 35ºC podem ser toleradas se a umidade,  a circulação do ar e sombreamento for aumentado.

Rega :  as plantas devem receber água pela rega e pela umidade do ar. Plantas adultas devem ser regadas quando o substrato estiver seco. Plantas em desenvolvimento requerem mais rega do que as que estão em repouso.

Umidade  : Deve ser de 50 a 80%. Movimento do ar é essencial para evitar fungos e bactérias.

Adubação:  Recomenda-se  a aplicação regular, a cada 2 semanas em plantas em desenvolvimento e 1 vez ao mês para plantas em repouso. A formulação 30-10-10 é recomendada em plantas em placas..   

Replantio:  é necessário sempre que os rizomas das plantas estiverem para fora do recipiente e o substrato começa a deteriorar, o que ocorre a cada 2 a 3 anos. O ideal é replantar quando novos brotos comecem a surgir depois da floração ou na primavera. Na divisão da plantas procure manter no mínimo 3 pseudobulbos para cada divisão Limpe as plantas retirando as raízes mortas e replante espalhando as raízes no vaso e preenchendo com o substrato de forma que fique firme e estaqueando-a  se necessário.

Mantenha-a em local úmido, sombreado e seco até que novas raízes comecem a surgir.

 

 
 

Orquidário virtual

Natural Híbridos Micro espécies Terrestres

Todos os Produtos


Pesquisa Avançada





Perdeu a senha?
Esqueceu o seu nome de usuário?

Mostrar Cesto
O seu Cesto encontra-se vazio no momento.