Flores da semana

 

Orientação básica para cultivo de Vanda

 

O grupo das vandas são na maioria orquídeas de cultivo de clima quente e sol pleno com flores muito coloridas. Originárias da Ásia tropical, elas se desenvolvem facilmente em climas quentes. 

 

Luz : é um fator crítico para a floração da maioria das vandaceas. Existem 3 tipos de vandas de folhas do tipo fita, semi-terete e terete.

O tipo da folha em fita  tem a folha larga e plana, enquanto que o tipo terete são de folhas redondas e com formato de lápis apontado e semi-terete são híbridos entre as duas.

O tipo terete necessita de sol pleno e desenvolvem-se melhor em lugares com alta luminosidade.

 

Temperatura : a maioria das vandas requerem temperaturas quentes a mínima à noite de 13º C é recomendada. A temperatura ideal está entre 16ºC a 21º C à noite e a máxima de 35ºC durante o dia.

Temperatura mais quente significa crescimento mais rápido, que deve ser balanceado com umidade mais alta, movimento de ar e aumento de  rega e fertilizante. Os dias devem ser quentes e úmidos para um ótimo desenvolvimento da planta.

 

Rega:  deve ser aplicado copiosamente quando as plantas estiverem em desenvolvimento, mas as raízes devem secar rapidamente. Devido a isto e o sistema de radicular da planta elas são na maioria da vezes plantadas em cachepot de madeira ou em vasos com substrato de granulação grossa. Se o ambiente delas for quente e ensolarado a rega pode ser diária.

 

Umidade: 80% é o ideal. Cultivo em casa colocar a sob a planta uma bandeja com brita e água e o local possuir movimento do ar.

 

Adubação: aplicar a formulação 20-20-20 uma vez por semana, durante o período de desenvolvimento no calor. Intercalar a  formulação 10-30-20 a cada 3 semana para estimular a floração.

Replantio:  Deve ser feito na primavera. Plantas em cachepot não necessitam serem replantadas frequentemente. Coloque a planta com o vaso em uma vasilha com água pra que as raízes áereas fiquem mais maleáveis e então mude a planta para um vaso maior. Use substrato de granulação grossa. Mantenha em local sombreado, úmido, mas mantenha as raízes secas até que novas raízes cresçam.

 

 

 
 

Orquidário virtual

Natural Híbridos Micro espécies Terrestres

Todos os Produtos


Pesquisa Avançada





Perdeu a senha?
Esqueceu o seu nome de usuário?

Mostrar Cesto
O seu Cesto encontra-se vazio no momento.